Se você faz Rap com toda a certeza já se inspirou em algum som dos Racionais Mc's.
Ok, pode ser que tu não gostes da abordagem direta que Mano Brown faz ao sistema e a maneira como ele funciona. Pode ser ainda que tu não simpatize com as letras, com as batidas, com os samplers.. Pode ser ainda que tu digas "esses aí não me inspiram em nada". Mas eu te digo que tu estás errado.
Se você pensa que o som que você faz agora não tem nenhuma inspiração com o som destes caras eu te digo: Tu estás errado!
O Racionais Mc's surgiu ao final da década de 80 e teve o nome do grupo inspirado num disco de Tim Maia: Racional.
O trabalho dos rapazes consiste em criar músicas que falem sobre a realidade das periferias urbanas brasileiras, colocando em pauta temas como drogas, violência, criminalidade, preconceito social e racial e política e é por razões como essas sras e srs que o som dos caras não é brincadeira.
Eles fazem uma linha de artilharia pesada, dando tiros que vão direto na cara desse sistema falho e hipócrita no qual somos forçados a viver. Sim, estou expressando publicamente minha opinião aqui. Não gosto, não acredito e não pontuo esse sistema político no qual vivo juntamente com vocês nesse país que chamamos de Pátria Amada Mãe Gentil.
Gosto do trabalho dos Racionais Mc's como músico e como fã.
As batidas fortes marcam o compasso agitado do dia a dia daqueles que vivem em zonas precárias brasileiras e lutam por sobrevivêcia, dignidade e acima de tudo, respeito.
Letras como Capítulo 4, Versículo 3; Fim de Semana no Parque e Homem na Estrada certamente irão te fazer pensar "mas que país é esse afinal?". Sim, elas são retrato da realidade da nossa sociedade. É isso que estamos vivendo atualmente e foi isso que vivemos no passado.
Será que tem volta?
Para apreciação:
Jesus Chorou
Negro Drama
Capítulo 4, Versículo 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário