domingo, 26 de junho de 2011

MPB - Chico Buarque

Acordei hoje em um pleno domingo modorrento após receber uma notícia não muito agradável ontem a noite. Parece que o céu resolveu combinar para transparecer meu estado de espírito cinzento, rs bem propício eu diria.
Não sei exatamente o porquê, mas hoje me veio a lembrança de Chico Buarque e lembrei que nunca havia comentado sobre ele aqui. Aliás, acredito que tenha feito pouquíssimas ou mesmo nenhuma referência sobre a música popular brasileira. Vamos então reverter esse quadro.
Não vou me prender à biografia do artista, isto vocês podem conhecer buscando em qualquer site de busca e de referências de MPB, o diferencial do meu trabalho é exatamente o de identificar os aspectos musicais do trabalho e personalidade do artista e resumi-los de maneira íntegra de forma que você possa aprender alguma coisa com tais aspectos.
Francisco Buarque de Hollanda é irmão das cantoras Miúcha e Cristina. Amigo de Elis Regina e centenas de outros artistas fez parte do movimento contra a ditadura e acabou exilado na Europa durante alguns anos.
Uma das músicas marcantes dessa época foi Cálice, proibida pela ditadura brasileira da época.
Chico Buarque se destaca na cena musical principalmente como compositor. Suas obras são dotadas de uma particularidade íntima e de sentimento. Ah sim, muito sentimento.
Gosto do lirismo das composições da era de ouro da mpb, coisa que já não se tem atualmente. Acho que de certa forma toda a repressão da ditadura contribuiu para dar esse ar bucólico às composições de mpb da época, tornando-as singulares e únicas. Cantores como Jorge Vercilo, Djavan e Lenine são também nomes consagrados da música popular brasileira, entretanto, analisando criteriosamente a natureza das composições é notável que os artistas de ouro da mpb possuíam um tempero que dava um sabor particular às suas obras. Algo que ninguém foi capaz de reproduzir.



Chico Buarque - Construção

Construção foi uma das músicas compostas na época da ditadura. Uma possível interpretação da canção foi feita e se encontra no domínio de um colega. Para ver, Clique Aqui!




Chico Buarque - Cotidiano

Essa é uma das minhas músicas favoritas de Chico Buarque, não apenas pelo enredo e a dramaturgia que a canção denota mas pela simplicidade não somente do arranjo mas principalmente da melodia ardilosamente arquitetada.
Qual casal não teve o desprazer (ou seria prazer) de acordar numa bela manhã e perceber que seu relacionamento estaria na rotina? Essa música mostra o lado efêmero da rotina de um casal, sob o ponto de vista masculino. Bem interessante.

Para finalizar, uma das músicas compostas por Chico Buarque no seu famoso "eu feminino", onde ele compõe sob a perspectiva do olhar feminino. O Meu Amor foi um de ses grandes sucessos interpretados por Gal Gosta, Maria Bhetânia e até mesmo por sua ex, a atriz Marieta Severo.


Chico Buarque - O Meu Amor



Nenhum comentário:

Postar um comentário