É isso aí sras e srs. Rap é cultura, conhecimento e extrema musicalidade.
Essa ligação lisonjeira que a cultura hip hop brota no coraçõ de alguns "manos" fazem pessoas como eu e provavelmente você querermos entender um pouco mais do que é, de verdade, essa idéia.
Hip hop não é apenas um estilo.
Sou produtor e engenheiro de som a 10 anos, trabalho com rap a pelo menos 6 anos e desde então entrei de cabeça nessa onda de cultura hip hop.
Vi o espaço rap nascer em cidades como São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais, e posso dizer sem sombra de dúvida que para nós o rap não é apenas um gênero de música. Vos falo com toda sinceridade que nunca conheci algo tão imenso como a união da minha família de rua.
O rap contracena com o cenário urbano, com o asfalto, o movimento dos skatistas, a paixão por essa liberdade tão insana. É senhores, acho que a melhor definição para ele é essa: liberdade.
Quando penso em rap é essa a sensação que me vem à cabeça.
Liberdade de pensamentos, de improviso, de movimento. Como diria meu parceiro Leandro "minha vida é um freestyle, num beat que não pára".
Meu conselho de hoje: viva também o seu próprio freestyle e não se esqueça que aqui quem ganha é quem faz o melhor improviso. Planejar menos e viver mais... é disso que eu estou falando!
Dica para quem se interessar:
Para todos os meus amigos Mc's e versadores, se você nunca ouviu, vale a pena conhecer: Parteum.
Grande compositor, Parteum usa preceiros de semiótica em suas letras conferindo ao seu som uma característica única. Em minha opinião é um dos melhores rappers underground da atualidade.
Seus pockets são estrondosamente energizantes e as composições bem realistas.
Vale a pena conferir:
- O enigma
- Raciocínio Quebrado
Ele também fez parte do grupo de rap Mzuri Sana, aqui mesmo de São Paulo.
O grupo também underground segue totalmente o estilo melódico de Parteum, não vejo muitas diferenças nas composições, podendo até em alguns casos, se você não conhece bem, confundir o som de um e de outro.
Namastê. =]
Nenhum comentário:
Postar um comentário