sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ritmos Americanos - Black Music

Entendendo o Rap
Geralmente, o rap é cantado e tocado por uma dupla composta por um DJ ( disc-jóquei ), que fica responsável pelos efeitos sonoros e mixagens, e por MCs que se responsabilizam pela letra cantada. Quando o rap possui uma melodia, ganha o nome de hip hop.
Um efeito sonoro muito típico do rap é o scratch (som provocado pelo atrito da agulha do toca-discos  no disco de vinil). Foi o rapper Graand MasterFlash que lançou  o scratch e depois deles, vários scratchings começaram a utilizar o recurso : Ice Cube, Ice T, Run DMC, Public Enemy, Beastie Boys, Tupac Shakur, Salt’N’Pepa, Queen Latifah, Eminem, Notorious entre outros.

Anos 80: auge do rap e mudanças
Na década de 1980, o rap sofreu uma mistura com outros estilos musicais, dando origem à novos gêneros, tais como: o acid jazz, o raggamufin (mistura com o reggae) e o dance rap. Com letras marcadas pela violência das ruas e dos guetos, surge o gangsta rap, representado por Snoop Doggy Dogg, LL Cool J,  Sean Puffy Combs, Cypress Hill, Coolio entre outros.
Nas letras do Public Enemy, encontramos mensagens de cunho político e social, denunciando as injustiças e as dificuldades das populações menos favorecidas da sociedade norte-americana. É a música servindo de protesto social e falando a voz do povo mais pobre.

Movimento Rap no Brasil
O rap surgiu no Brasil em 1986, na cidade de São Paulo. Os primeiros shows de rap eram apresentados no Teatro Mambembe pelo DJ Theo Werneck. Na década de 80,  as pessoas não aceitavam o rap, pois consideravam este estilo musical como sendo algo violento e tipicamente de periferia.
Na década de 1990, o rap ganha as rádios e a indústria fonográfica começa a dar mais atenção ao estilo. Os primeiros rappers a fazerem sucesso foram Thayde e DJ Hum. Logo a seguir começam a surgir novas caras no rap nacional : Racionais MCs, Pavilhão 9, Detentos do Rap, Câmbio Negro, Xis & Dentinho, Planet Hemp e Gabriel, O Pensador.
O rap começava então a ser utilizado e misturado por outros gêneros musicais. O movimento mangue beat, por exemplo, presente na música de Chico Science & Nação Zumbi fez muito bem esta mistura.

Nos dias de hoje o rap está incorporado no cenário musical brasileiro. Venceu os preconceitos e saiu da periferia para ganhar o grande público. Dezenas de cds de rap são lançados anualmente, porém o rap não perdeu sua essência de denunciar as injustiças, vividas pelos pobres das periferias das grandes cidades.

Rap

O Rap (do inglês Rhythm and Poetry, ritmo e poesia) é a expressão musical-verbal da cultura Hip Hop.

A origem do Rap remonta à Jamaica, mais ou menos na década de 60 quando surgiram os Sound Systems, que eram colocados nas ruas dos guetos jamaicanos para animar bailes. Esses bailes serviam de fundo para o discurso dos ‘toasters’, autênticos mestres de cerimônia que comentavam, nas suas intervenções, assuntos como a violência das favelas de Kingston e a situação política da Ilha, sem deixar de falar, é claro, de temas mais prosaicos, como sexo e drogas. No início da década de 70 muitos jovens jamaicanos foram obrigados a emigrar para os EUA, devido a uma crise econômica e social que se abateu sobre a ilha. E um em especial, o DJ jamaicano Kool Herc, introduziu em Nova Iorque a tradição dos Sound Systems e do canto falado, que se sofisticou com a invenção do scratch, um discípulo de Herc. O primeiro disco de Rap que se tem notícia, foi registrado em vinil e dirigido ao grande mercado (as gravações anteriores eram piratas) por volta de 1978, contendo a célebre King Tim III da banda Fatback.

Dj kool herc responsavel por trazer o rap para os estados unidos...alguns rapper importantes pro hip hop:2pac,run dmc,public enemy,racionais mcs,afrika bambata..entre outros.



Rapcore

O Rapcore desenvolveu-se nos anos 80, juntamente com o funk metal.

As raízes do estilo podem ser encontradas em álbuns de bandas como os: Public Enemy, Run DMC, Anthrax, Beastie Boys, Red Hot Chili Peppers, Faith No More, Prodigy, Suicidal Tendencies, 311, Boo-Yaa T.R.I.B.E. e Biohazard. Os primeiros grupos inteiramente dedicados ao rapcore a obterem algum sucesso foram os holandeses Urban Dance Squad e os norte-americanos Rage Against the Machine, no início dos anos 90.

O uso de temas políticos é bastante comum no rapcore, sendo usados por artistas como os Rage Against the Machine, downset., Senser e Aztlan Underground. No entanto, tal não estritamente necessário, como se observa em Kid Rock, Limp Bizkit, Crazy Town, Linkin Park e Bloodhound Gang. Mais recentemente, a banda Zebrahead foi popularizada pela sua mistura de rapcore com elementos de funk/techno. Qualquer banda ou cantor que usar instrumentos nas batidas do rap são consideradas como estilo rap rock. Os instrumentos mais utilizados são: guitarra, bateria, baixo e violão.

Artista famosos:
Cypress Hill
Kid Rock
# Limp Bizkit
# Linkin Park
# Rage Against the Machine
# Red Hot Chili Peppers (influenciado pelo gênero mas nunca foram oficialmente rotulados)
# Planet Hemp
# Pavilhão 9

Mas quem começou foram run dmc quem nao conhece run dmc feat aerosmith....Eminem,com músicas como Lose Yourself, Stan, Cleaning Out My Closet, Mockingbird, Like Toy Soldiers,The Way I Am, When The Music Stops, são exemplos de rap rock

Miami bass


Miami bass (conhecido também como booty music, um termo que possa também incluir outros gêneros, tais como a dirty rap), é um tipo de música do hop hip que se torne popular nos 80s e nos 90s. Sabe-se aplicando o cilindro sustentado TR-808 do pontapé de Roland, os tempos ligeiramente mais elevados da dança, e o índice lyrical ocasionalmente sexual explícito. O autor Richie Unterberger da música caracterizou o Miami Bass enquanto usando ritmos com um “stop start flavor” e cymbals “hissy” com lyrics que “refletiu a língua das ruas, particularmente ghettos pretos de Miami tais como a cidade da liberdade”. O Miami Bass nunca teve a aceitação consistente, mas teve um impacto profundo no desenvolvimento do cilindro e o baixo, o clube de Baltimore, batida do sul, funk carioca, e outros generos da música.
the boogie boys,gigolo tony e 2 live crew fizeram muito sucesso com esse estilo..

Gangsta Rap

Gangsta Rap é uma das variâncias do hip-hop, com letras violentas e normalmente a criticar a sociedade e a mostrar ao mundo a injustiça da sociedade. Geralmente, os autores têm problemas com a lei, alguns inclusive tem ou já tiveram envolvimento com gangues. Figuras como Ice-T, Ice Cube, Eazy-E, Snoop Dogg, Tupac Shakur, entre outros, já passaram pelos tribunais por atividades relacionadas com o tráfico, assassinatos, etc.

Com a popularidade do álbum The Chronic (1992) de Dr. Dre, o estilo tornou-se o sub-gênero do hip hop mais lucrativo comercialmente. Desde então os alguns dos antigos artistas de gangsta rap transformaram o seu som para tornar-se mais acessível ao grande público. Fuck tha Police, uma das músicas do album Straight Outta Compton foi uma das maiores obras de Gangsta Rap de todos os tempos, criticava a violência da policia nas ruas dos bairros e a discriminação racial. A música deste gênero é defendida por muitos e alguns morreram mesmo pela causa, TuPac Shakur e Notorious B.I.G. foram as maiores figuras do Gangsta Rap e continuam a ser os icones do gênero.

Atualmente A FAMILIA OS-LF ,RHP,MSRAP,SJ, AND ,FACÇÃO CENTRAL,Dr. Dre, Ice Cube, Snoop Dogg, MC Ren, WC, Nate Dogg, Warren G, XZibit, Kurupt, Ice T, Coolio, Short Khop, TQ, The Game, Lil Eazy-E e entre muitos outros constituem o futuro do Gangsta Rap.

Jazz Rap

O jazz Rap é uma fusão do jazz com o rap desenvolvida entre os anos 80 e os anos 90 . Sabido para intelectual, os lyrics de frequentemente socio-political ou Afrocentric e as batidas do jazz (executadas às vezes por uma faixa viva, em vez do provado), batida do jazz têm sells primeiramente a uma base pequena do ventilador.

Um dos primeiros expoentes do chamado Jazz-Rap, ao lado de De La Soul e Jungle Brothers. Experimentalistas por natureza e considerados por muitos como o “mais inteligente” grupo de rap do início dos anos 90, o trio nova-iorquino foi responsável pelo lançamento de uma seqüência de três álbuns próximos da perfeição neste gênero! O primeiro álbum foi lançado em 1990: People’s Instinctive Travels and the Paths of Rhythm.

Alguns nome do jazz rap:A TRIBE CALLED QUEST,ARRESTED DEVELOPMENT,DIGABLE PLANETS,FUGEES,COMMON,GURU E OUTROS..

Undeground rap

Undeground rap (ou a batida subterrânea) são a música feita pelos artistas do hip-hop não assinados selos famosos e de grande investimentos,sao artistas independentes de ideias sempre politicos,e seguindo a filosofia do Rap.

alguns Artistas:Dilated People,Gang Starr-Wu tang clan-Onyx-Quasimoto-Dj Premier-Dj honda-Dj Babu-Planet Asia-Jeru the damaja-Group home-Madlib-Afu ra-Mos def-De la soul-Talib Kweli e ente outros..

Reggaeton

Reggaeton ou Reggaetón é um estilo musical proveniente da região do Caribe que mistura vários ritmos e culturas. Virou febre na região, nos Estados Unidos e agora vem abrangendo o apreço musical de brasileiros e europeus. Caracteriza-se pela mistura dos ritmos reggae, hip hop entre outros ritmos como salsa, rumba e mambo que exporadicamente vem sendo acrescentadas nas canções. Possui também influência do Dancehall.

O nome reggaetón vem da junção das palavras "reggae" e "maratón" (maratón, traduzindo para o português: "maratona", é o nome que se dá a um concurso de rima típico do rap).

Sua origem é em Porto Rico e na Jamaica, conhecido como new reggae, música underground, rap, dem bow. O nome reggaeton só foi criado e se tornou proeminente entre 1994 e 1995, em Porto Rico. Mas a partir do século XXI tem ganhado espaço no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Artistas como El General, Nando Boom, Chico Man, Rene Renegado, Black Apache, são considerados os DJs precursores do estilo e pais do reggaeton, já que misturavam reggae jamaicano com ritimos latinos.

Dirty south

Dirty south é um estilo da música da batida que estale e surgiu em meados dos anos 90s e é baseado em cidades e em estados do sul tais como Memphis, Nashville, Nova Orleans, Atlanta, Miami ou Florida sul, San Antonio, Dallas, Austin, e Houston. A Dirty south nasceu da batida do sul: suas inspirações extraíram do album de Crônico do Dr. Dre assim como tradições nasty do grupo vivo de Luther Campbell 2 (um dos primeiros grupos do sul da batida para ganhar o notoriedade) na medida equivalente, chegando em um tipo apedrejado, violento, sexo-obsesseno e profano-orientado do hip hop moderno

A Dirty south começou seu nome de uma canção pelo Mob de Goodie de Atlanta. Alguma da música da Dirty south é caracterizada por suas batidas e lyrics bouncy, clube-amigáveis geralmente a respeito da jóia flashy, automóveis luxuosos, mulheres, e ocasionalmente lyrics do gangster. Um ramo da música Dirty south é Crunk originado em Memphis Tennessee, caracterizando batidas com ruidosamente, martelando o baixo.

O genero inspirou o nickname “the Dirty dirty” para Atlanta.



Um comentário:

  1. parabens pelo trabalho vic!
    soh tenho sentido falta das publicações das suas proprias composicoes aqui. sua música é de qualidade e tem q ser compartilhada com a gente tbm!!!

    abçs

    ResponderExcluir