Estou apostando alto no movimento rap.
Acho que desde que comecei a trabalhar com música eu invisto e aposto grandemente no rap, não pelo estilo ou pelo som, mas principalmente pela musicalidade.
O RAP pra mim é mais que uma música. Ele é não apenas uma combinação ritmica de instrumentação x melodia, o rap é sua própria melodia.
A tradução literal da sigla significa Ritmo e Poesia (do inglês Rhythm and Poetry) e, ao contrário do que se pensa, o rap surgiu na Jamaica e só foi levado para os Estados Unidos alguns anos depois.
A melodia do rap é basicamente acrescida de protestos sociais e relatos do cotidiano de comunidades carentes e suas dificuldades de subsistência. Acredito que o grande marco do rap ocorreu nos anos 80, com o disco Rapper’s Delight, do grupo Sugarhill Gang. Vale a pena conferir.
O rap normalmente é formado pelo beat criado pelo DJ e a letra cantada pelo MC. A versão melódica do rap é o nosso conhecido Hip Hop. Aqui no Brasil o movimento Rap está ganhando espaço agora, então infelizmente, boa parte dos cantores ainda não faz a separação correta entre os estilos hip hop e o clássico rap.
Um bom exemplo dos dois lados pode ser visto mais facilmente no cenário americano, com o cantor de rap Eminem e a cantora de hip hop Missy Elliot. Nunca escutou? Dá uma pesquisada rápida no youtube e escute algumas músicas dos dois para ver a diferença nas composições e nos arranjos instrumentais!
São diversas as subdivisões do rap sendo as principais delas o RAPCORE - um tipo de junção entre o rap e o metal , punk ou funk. Uma banda conhecida que produz esse tipo de som é o Linkin Park. A sonoridade deste gênero é criada principalmente pelo sons de guitarra, bateria e baixo.
POP RAP - The Black Eyed Peas representa magnificamente este exemplo de junção de rap e pop. As letras são mais amenas e possuem refrões muitas vezes com fortes apelos comerciais. Essas são aquelas chamadas "m´sicas para lançar e vender disco", muito bem aceitas no mercado fonográfico norte americano.
UNDERGOUND RAP - é o chamado rap alternativo, onde os Mc's falam de suas dificuldades e desigualdades sociais em suas comunidades ou meios onde habitam. Acredito que seja mais ou menos a visão mais generalizada que a maioria das pessoas faz do rap.
GANGSTA RAP - Ah 5Cent que o diga! Rs. Este estilo é o famoso rap de gângsters, onde é focado o cenário da criminalidade que muitas vezes é enaltecida por estas composições. Generalizando de maneira grosseira, é o famoso rap cantado por um cara com pose de machão que enfrenta o país inteiro só porque éum criminoso foda que anda armado e faz a polícia tremer. Nem preciso falar que esse tipo de melodia é mal vista pela sociedade né? rs. E não, este não é o beat que vai estar em alta. Acho que é o que eu menos idico para investirem.
Bom, o post sobre Rap com certeza continua depois, mas vale mesmo a pena conhecer um pouco mais sobre a cultura hip hop.
Um dos movimentos marcantes da atualidade teve início recentemente em São Paulo e promete estourar ainda no ano de 2012... "O rap é tão grande que qualquer palco fica pequeno"!
Aposte nessa idéia.
Namastê.
be RAP!
ResponderExcluir